preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 7527 8478

Qual a melhor época para viajar ao Atacama?

Saiba quais são os melhores meses para visitar o deserto mais árido e belo do mundo

Quando é melhor ir para San Pedro do Atacama? Essa é uma das perguntas mais comuns que ouvimos aqui na FláviaBia Expediciones. Ela é daquelas questões que não tem apenas uma resposta. Mas, calma, vou respondê-la de maneira objetiva: para evitar as férias no Brasil, quando há mais pessoas na cidade, eu sempre recomendo vir para San Pedro de Atacama, no Chile, ou na Primavera ou no Outono, que têm clima mais ameno, não tão exagerado.

E vou explicar melhor: durante o verão há grande concentração de pessoas em San Pedro. Os brasileiros chegam em peso em dezembro e janeiro, por exemplo. Em dezembro, o clima é bastante seco e mais quente durante o dia. Já em janeiro e fevereiro pode chover. Sim, chove no deserto. E nesse período, quando há chuva mais forte, algumas estradas que ligam aos passeios ficam fechadas, impedindo o acesso a eles. Essas chuvas costumam se concentrar em uma, duas semanas por ano.

É também nesse período – de janeiro a março – que por conta do Inverno Altiplânico, quando chove na região, que o Salar de Uyuni fica espelhado. Isso significa que aquele mar branco de sal forma grandes poças d’água, que espelham o céu e proporcionam as fotos mais incríveis que você já tirou! Ou seja, é um dos melhores momentos para conhecê-lo.

Já no inverno, algumas lagoas ficam congeladas e o frio é intenso, principalmente de manhã ou a noite. Mas para quem tem curiosidade de conhecer a neve (presente em alguns passeios e vulcões) ou não se importa com temperaturas mais baixas pode vir tranquilamente, pois temos passeios o ano todo e o cenário é incrivelmente belo. Em dias que caem muita neve, as estradas para alguns passeios costumam ficar fechadas.

Agora, uma coisa impressionante do Atacama é que o deserto tem cenários e paisagens distintos no mesmo lugar em diferentes épocas do ano. Por exemplo, se você visitar Piedras Rojas (Pedras Vermelhas) em janeiro aquele lugar deslumbrante será diferente de quem visitou em julho. Sei que sou suspeita para falar, mas sou das que defendem que o Atacama merece ser visitado mais de uma vez – de preferência em épocas diferentes do ano.

Conheça o Atacama conosco:

https://www.flaviabiaexpediciones.com/

Comente