preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 7527 8478

Como arrumar a mala para visitar o Atacama?

Com climas extremos, de calor, frio e até neve, a vinda ao deserto exige atenção redobrada na hora de organizar a sua bagagem

Frio durante a noite, calor durante o dia. No topo dos vulcões e até em passeios como Salar de Tara, há neve em algumas épocas do ano, principalmente em alguns dias do nosso inverno altiplânico (janeiro a março) e do inverno comum (junho a setembro). Mas os dias mais quentes e os passeio de banho exigem também roupas adequadas para caminhadas e entrar na água. A FlaviaBia Expediciones reuniu itens indispensáveis para a mala de quem vem a San Pedro de Atacama, Chile. Confira 15 dicas:

  1. Botas ou tênis de montanha. Ideais para caminhar no solo árido durante os passeios e mesmo na cidade de San Pedro, onde não tem asfalto (isso também faz com que muita gente coloque na sua mala tênis mais usado, pois não se importa que suje, no dia a dia). Emprestamos esses itens, para os passeios que incluem vulcão.

  1. Casaco leve, jaqueta corta-vento e casaco mais pesado. Mesmo em dias do verão, a temperatura muda no pôr do sol e é preciso se proteger do vento que faz nesse momento. Durante os passeios de altitude, como Salar de Tara, Piedras Rojas e Geyser el Tatio, ter uma boa jaqueta para temperatura abaixo de zero será imprenscindível. E para os dias mais tranquilos com um clima mais ameno ou para usar por baixo pode trazer um casaco leve. Emprestamos casacos mais pesados, para os passeios que incluem vulcão.

  1. Bastão de trekking/montanha. Para quem vai escalar vulcões ou cerros é um importante ter um. Também emprestamos para quem vai fazer vulcão.

  1. Bandana para cobrir o nariz. Venta muito nos passeios de altitude. Os cachecóis têm material que não são adequados para proteger parte do rosto, por isso, essa recomendação.

  1. Óculos de sol, boné ou chapéu. O sol é bastante forte durante o dia. É importante não se esquecer deles.

  1. Protetor solar. Ítem obrigatório na sua mala e para uso diário. É preciso proteger sua pele.

  1. Luva, gorro, meias grossas ou térmicas, lenços e cachecol. Para os passeios de maior altitude, será imprenscível ter acessórios de frio. No Geyser, as temperaturas são negativas, principalmente, no outono e no inverno. Mesmo no restante do ano, o passeio é bem gelado.

  1. Segunda pele. Ter uma calça e um casaco térmico é bastante importante para encarar as baixas temperaturas dos passeios de altitude.

  2. Calça. Bermuda e camisetas confortáveis e com manga longa. Para caminhar e estar na cidade durante o dia, é importante ter roupas próprias para atividades outdoor (legging, moletom). No verão, principalmente, você vai querer usar uma bermuda durante o dia na cidade. As meninas não precisam trazer saias e vestidos. Eles serão pouco úteis por aqui.

  1. Roupa de banho. É deserto, mas ele vai te atrair e te seduzir para se jogar na água. Os passeios com água são: Laguna Cejar, Lagunas Escondidas, Termas de Puritama e Geyser.

  1. Chinelos. Serão importantes para os passeios de banho.

  1. Máquina fotográfica ou um bom celular. As paisagens são tão incríveis que você vai querer desenvolver seu lado fotógrafo e registrar cada cena

  2. Lanterna. Com iluminação pública falha, as ruas de San Pedro de Atacama são escuras. Se não tiver a função lanterna no seu celular, será importante um auxílio.

  3. Colírio, hidratante labial, hidratante, esparadrapo e papel higiênico. Esses são itens bastante úteis para a sua viagem ao deserto mais árido do mundo.

Nas lojas de San Pedro de Atacama é possível comprar a maioria desses itens, caso se esqueça de algo. Malas prontas? Boa viagem.

Qual a melhor época para viajar ao Atacama?

Geyser del Tatio: um passeio nas alturas por um cenário único

 

Comente