preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 7527 8478

Tour astronômico te convida para uma noite com as estrelas

San Pedro de Atacama é um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu

Altitude, poucas ou nenhuma nuvem, raros dias de chuva por ano. Essas são características que fazem de San Pedro de Atacama, Chile, um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu. A FlaviaBia Expediciones passou a oferecer o tour astronômico, num convite – imperdível – para objservar o céu. O trajeto entre a cidade e o lugar de observação é curto. São cerca de quatro quilômetros até o Valle de la Muerte.

Ao descer da vã somos abraçados por um céu incrivelmente estrelado. São tantos pontos que até parecem que foram chapiscados. Todos parecem iguais, mas o convite é para nos guiar por eles e entender o universo. É preciso estar bem abrigado para enfrentar o frio em um lugar aberto. O desenho da via láctea é muito nítido. Dependendo do dia, também é possível observar planetas como Saturno, Marte e Vênus. O telescópio amplia tudo e os traz como cristais brilhantes a nossa frente. Vemos os anéis de Saturno e as luas de Júpiter. Com um controle remoto, focamos onde queremos.

O universo agora parece caber na nossa mão. O primeiro aparelhinho desses foi criado há cerca de 400 anos atrás por Galileu Galilei e conseguia ver oito vezes mais perto um objeto astrônomico. Hoje, utilizamos equipamentos que aproximam em até 100 vezes os planetas e galáxias. Com o escuro, nossas pupilas se dilatam e vemos os brilhantes do céu. O que enxergamos é o passado. Como a distância dos planetas, das estrelas e da lua são medidas em anos luz, a imagem que estamos vendo é o que passou. É uma luz em viagem ao universo. O sírio, a estrela mais brilhante, por exemplo, está há oito anos da gente. Já a luz do sol está oito minutos atrás.

É lindo desvendar os mistérios e conhecer mais do céu. Um coquetel ajuda a nos esquentar com vinho, chocolate quente e algumas comidinhas gostosas. Uma foto com as estrelas no fundo eterniza esse céu único. É preciso não se mexer. O céu sai tão estrelado, tão iluminado, que vão dizer que sua foto é montagem. Mas é tudo tão incrivelmente real que será difícil de esquecer.

Salar de Uyuni: a travessia no meio de paisagens e cenários incríveis

 

2 comentários

Comente