preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 4251 7683

Sabia que chove no deserto? Descubra o que é inverno altiplânico

De janeiro a março chove em alguns dias na região sul da Bolívia e no Atacama

O Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo. Isso ocorre por que algumas partes do deserto ficam por muitos anos sem receber nenhuma gota de água do céu. Mas o Atacama se estende por mais de 100 mil quilômetros quadrados e não tem chuva homogênea. San Pedro, a cidade onde está a FlaviaBia Expediciones, é considerada um oásis no meio do deserto. Há pessoas, animais e algumas árvores. Por aqui, em alguns dias do ano chove. Geralmente, isso ocorre de janeiro a março no chamado inverno boliviano, também conhecido como inverno altiplânico. Fevereiro é o mês que mais costuma chover. A chuva, em geral, cai no fim da tarde.

Nessa época, os ventos trazem umidade da Amazônia e Pantanal brasileiro e se transformam em chuvas no entorno da Cordilheira dos Andes. As águas das Lagunas Escondidas, por exemplo, são alimentadas graças a esse fenômeno. Nas regiões mais altas, essa chuva vira neve. Dessa forma, vulcões como o Lascar e o Toco ficam brancos.

Em alguns dias entre janeiro e março, quando chove na cidade de San Pedro do Atacama as estradas para os principais passeios ficam fechadas. Geralmente, é um período de estresse na cidade, já que alguns turistas não conseguem fazer todos os passeios que querem. No inverno normal (de junho a setembro), nevascas também podem impedir de chegar a alguns passeios. Por isso, sempre digo que as melhores épocas para vir ao Atacama é no Outono ou na Primavera.

Qual a melhor época para viajar ao Atacama?

 

Comente