preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 4251 7683

Porque o Deserto de Atacama é considerado o mais árido do mundo?

Localizado na região norte do Chile, o deserto do Atacama possui 100 quilômetros quadrados de extensão e é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo. Além da altitude, raramente chove na região. Isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude. A Cordilheira dos Andes também atua como barreira, uma vez que a umidade vinda da Amazônia fica presa nessa barreira natural. Na região central do deserto, por exemplo, existem áreas que ficam centenas de anos sem chuvas.

Assim como outros desertos, o clima é quente durante o dia e frio à noite. Ao longo do ano, o tempo é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 a 40 graus. Isto ocorre, porque não há vegetação e construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno.

Em função destas características climáticas, o Atacama é uma região inóspita com poucas plantas e animais e que mais se assemelha a Marte. São Pedro do Atacama, por sua vez, é considerado um oásis no meio de deserto, já que possui animais, plantas e pessoas vivendo. Aqui fica a agência FlaviaBia Expediciones e sua base para conhecer o deserto mais árido e belo do mundo.

Salar de Tara: o Atacama te apresenta o esplendor

Como lidar com a altitude nos passeios do Atacama?

 

 

Comente