preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 4251 7683

Não pode dançar em San Pedro de Atacama. Você sabia?

Parece lenda, mas se tocar uma música você será impedido de bailar nos restaurantes

San Pedro de Atacama, no Chile, é um oásis, a porta de entrada do deserto de mesmo nome, que recebe anualmente milhares de turistas. Nenhum deles pode, no entanto, dançar nos estabelecimentos da cidade. Há uma lei municipal que restringe a cabarés a licença que permite a dança. Mas nenhum dos estabelecimentos consegue obter essa licença na cidade (cara e praticamente impossível de tirar).

Nos restaurantes do centro com música ao vivo, caso você comece a dançar, será orientado a parar. Veja um pouco mais da lei:“A infração ao horário de funcionamento dos estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas será punida com uma multa de até 5 UTM. (…) As mesma sanção e seus efeitos se dá a estabelecimentos que permitam dança orquestrada e gravada ou performances ao vivo com números sem a licença municipal”.

As explicações para a proibição são diversas: de cidade com tradições religiosas; ao excesso de festas e bagunça. Nesse caso, o que se diz em San Pedro é que a vocação para receber hippies, mochileiros e viajantes tornou o povoado quase uma pequena woodstock com grande consumo de álcool e drogas em festas. Isso estava atrapalhando o turismo, já que muitos passeios saem 5h da manhã. Com a lei que veta baladas, os turistas acabam aproveitando melhor os passeios. 

Em alguns bares mais animados, há noites em que a lei não é cumprida. Mesmo sem poder dançar na cidade, em alguns dias do fim de semana, há festas clandestinas, as lendárias festas no deserto, realizadas longe do centro. Os funcionários dos bares costumam informar sobre essas festas. Em caso de fiscalização, os responsáveis pela organização são multados. Já aos frequentadores, resta voltar para o hotel, algumas vezes a pé.

Conheça essas e outras histórias no “Pueblo tour”:

Pueblo Tour: Caminhada turística por San Pedro de Atacama

Aproveite para curtir o dia com os passeios da FlaviaBia Expediciones:

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: o passeio imperdível no Atacama

1 comentário

Comente