preloder
contato@flaviabiaexpediciones.com     +56 9 4251 7683

Como lidar com a altitude nos passeios do Atacama?

San Pedro está a 2,4 mil metros de altitude e alguns passeios chegam a 4,5 mil metros

 

Vem para San Pedro de Atacama, no Chile, e tem medo de passar mal por conta da altitude? Veja aqui o que pode fazer para aliviar possíveis efeitos do mal de puna, como se chama o mal de altitude por aqui. San Pedro de Atacama está a 2,4 mil metros de altitude. Isso significa que ela não está tão alta quanto cidades como La Paz (3,6 mil metros) ou Cusco (3,4 mil metros), mas também não está ao nivel do mar. Se você correr ou andar de bicicleta na cidade pode se sentir um pouco mais cansado do que o comum, mas fora isso pouca gente sente efeitos da altitude na cidade.

Já passeios de altitude como Salar de Tara (4,5 mil metros), Geyser del Tatio (4,3 mil metros) e Piedras Rojas (4,2 mil metros) são mais altos. Algumas pessoas sentem dor de cabeça e outras sonolência. A pressão pode subir, caso você tenha predisposição. A recomendação é tomar bastante água, comer comida leve (evitar carne vermelha) e não exagerar no álcool na noite anterior. Uma taça de vinho não te fará mal, mas evite tomar muito.

Além disso, com o passar dos dias seu corpo vai se aclimatando e se acostumando com a nova altitude. Você já estará pronto, inclusive, para aventuras mais radicais como ascender o Cerro Toco (5,6 mil metros) ou o vulcão Lascar (5,6 mil metros). E caso queira tomar algo para ajudar, os povos locais costumam tomar chá de coca ou chachacoma (uma erva do Atacama). A coca é legalizada, não é considerada droga, nem tem efeitos alucinógenos. O sabor é amargo, mas vale experimentar.

Comente